Hooded Pelisse (1814)


Olá a todos!

Parece que o frio veio para ficar. Altura ideal para produzir um pelisse do período da regência. Esta ideia surgiu depois de me deparar com algumas gravuras que me agradaram.

Costume Parisien (1809)


Costume Parisien (1816)
Um pelisse é um manto com corte império, podendo ter mangas ou aberturas para os braços, seguindo frequentemente as linhas de um típico vestido da época, sendo mais compridos. Quando abotoado, o pelisse não revela o vestido usado por baixo, imitando um vestido completo usado por cima feito em tecido de lã, seda ou veludo. Esta peça de vestuário seria bastante necessária durante a estação fria, sobretudo porque os vestidos, usados por baixo, eram feitos em tecidos muito finos.


La Belle Assemblée, “Opera, Theatre, and Evening Party Wrap. 
Invented by Mrs. Bell. No. 26 Charlotte Street, Bloomsbury.” Dezembro (1814).

Esta imagem mostra uma capa manufacturada a partir de lã proveniente de uma lama fêmea. A leveza deste tecido oferece uma elegância suplementar à figura feminina.  Os contornos das extremidades forrados com pêlo escuro. 

Este tipo de abrigo começa a ser bastante apreciado pelas damas de classe mais alta, constituindo um excelente complemento com os vestido de musseline, sobretudo no inverno! Bem aventurada Mrs. Bell, inventora deste modelo. O excelente comentário e profunda descrição acerca da gravura pode ser encontrada aqui.

Optei por esta palete de cores, adaptando tecidos semelhantes, produzindo um modelo de pelisse, com mangas e, o complemento de um gorro.

Usei o molde da Laughing Moon Mercantile, mais precisamente o "#129 Ladies' Wrapping Fronte Spencer c. 1798-1809". Depois foi só adaptar o molde de modo a encaixar o gorro na zona marcada pela gola, e adaptar o molde de uma saia de vestido, fazendo várias pregas nas costas.

Em tecidos, utilizei uma fazenda rosa clara em lã, pêlo negro, e flanela branca para o forro. 


E o resultado foi este...








 












Tecidos: Mike tecidos
Linhas: Retrosaria Camilo (Guarda Gare)



Shako inspired hat


Olá a todos!

Volto a partilhar convosco mais uma recente criação,  um chapéu feminino estilo Shako. A inspiração para este modelo surgiu na consulta de algumas fashion plates de época, frequentemente associados à moda Riding Habit.


À esquerda, Ackerman's Repository of Arts,"The Glengarry Habit";
À direita, La Belle Assemblèe, "Carriage Costume". (1817).

Estes dois exemplos de 1817 mostram um pouco da enorme variedade de chapéus deste género. Em comum, têm a inspiração militar nas barretinas da época.  


O Rafael a usar uma barretina "stovepipe".
(Fotografia por Carlos Marques)


Durante a Guerra Peninsular, a barretina cilíndrica e de topo plano, foi adoptada pelos exércitos ingleses e seus aliados, inclusive no exército português. Entre 1809 e 1810, com a chegada dos aliados ingleses, as barretinas foram gradualmente sendo substituídas pelo modelo inglês “stovepipe”. Neste modelo deixariam de existir os cordões e borlas, e o penacho passou a ser usado na parte superior frontal da barretina, assim como o laço nacional. Mais informações aqui.

As versões femininas variavam em cores e feitios, apresentando frequentemente aplicações de véus  e várias plumas, mas mantendo a tipologia cilíndrica, podendo ou não ter palas.

Pondo as mãos ao trabalho, para este tutorial comecei por cortar o molde em feltro compacto. Uma pequena particulariedade a ter em conta: recortei de forma arredondada as laterais do chapéu, de forma a criar um efeito ondulado suave, fazendo com que as partes frontais e posteriores permanecessem com mais altura.




Depois de forrado com veludo negro, cosi uma fita de cetim ao longo das extremidades.


Comecei então a pensar na decoração. Resolvi fazer uma roseta a partir  de dois fuxicos sobrepostos, um em cetim branco e outro mais pequeno em cambraia preta.  Como toque final, juntei estiletes em pérola ao centro.



Em segundo, criei alguns desenhos com a aplicação de um cordão de cetim negro. Para me auxiliar a identificar o centro do chapéu, utilizei fita cola, retirando-a à medida que cosia o cordão no lugar que pretendia.




Por fim, restou coser o forro ao chapéu e acrescentar algumas plumas brancas e negras... 

 E voilá!














Cordão de cetim: Aliexpress
Tecido de veludo e cambraia: Miketecidos
Fita de cetim e linhas: Retrosaria Arte&Lã

Fotografias: Carlos MarquesRafael Sanches









Feliz 2018!

Vimeiro, 2017

Votos de um excelente ano novo para todos os meus leitores!
Mais novidades para partilhar muito em breve.
Deixo-vos aqui uma imagem de um dos momentos mais insólitos do ano passado.












Blue Day Gown - Wrapped Gown II (1810-1814)

Olá a todos!          Após ter utilizado  o molde # #130 da LMM  num projote anterior , não demorei muito tempo para o querer utilizar de no...