Olá a todos!
Após ter utilizado o molde ##130 da LMM num projote anterior, não demorei muito tempo para o querer utilizar de novo.
Lembram-se de um "wrapped dress" que fiz em 2017?
Bem, esta nova versão de day gown que acabei de produzir é mais correta para o virar da primeira década (de 1810 a 1814). Umas ligeiras alterações nos moldes da saia e na decoração do vestido permitem identificar essa diferença (não esquecendo as mangas), mas já lá vamos.
Comecemos pela inspiração...
V&A Museum, Gown, 1795-1799 (block printing), ca 1810 (sewing) |
Apesar do tecido ser "vintage", vemos um day gown plenamente integrado na moda da primeira década do século XIX: mangas compridas para o dia-a-dia, cintura mais subida, costas em formato diamante, e saia tendencialmente mais cheia graças aos painéis triangulares unidos por pregas nas costas.
Tomada a inspiração, decidi aplicar o mesmo conceito de reciclagem com um tecido que há muito tempo tinha guardado, uma cambraia de algodão, muito fina e transparente (surpreendentemente próxima do muslin), com fundo azul escuro e motivos florais estampados a branco. Se o padrão vos parecer familiar, não estranhem, trata-se de uma versão em azul do mesmo tecido que utilizei para o wrapped gown I de 2017!
Em relação à confeção, utilizei como base o molde da LMM que atrás mencionei com umas ligeiras alterações: os padrões da saia traseira tornei-os ligeiramente mais largos na base, para criar mais volume; e apliquei decorações franzidas com faixas do próprio tecido em torno dos punhos das mangas e na bainha da saia, algo que se torna cada vês mais comum após 1810 e se generaliza com decorações mais pesadas a partir de 1815.
O que acham?
Posso dizer que é confortável, fácil de usar e ... fresquinho que é algo muito desejável nesta altura do ano.